BRF REFORÇA PRESENÇA NA ÁSIA COM NOVO INVESTIMENTO NA CHINA

03/11/2016 Últimas Notícias

Envie por e-mail

Fechar
Enviar por E-mail Imprimir Baixar PDF

Empresa conclui operação de compra de ações da COFCO Meat, em uma transação de U$S 20 milhões; Parceiro chinês é um dos maiores produtores de carne suína do país

A carne suína responde por mais de 60% da proteína animal consumida na China. Lá, o apetite pelo alimento é grande, assim como o interesse da BRF pelo país, que acaba de concluir a operação de compra de ações da COFCO Meat, importante player do mercado local e um dos maiores produtores de carne suína da China. A transação, avaliada em U$S 20 milhões, reforça a presença da BRF na Ásia.

"Trata-se de uma operação estratégica, em linha com o planejamento da empresa de criar uma presença ainda mais estruturada na China", explica Simon Cheng, general manager da BRF na Ásia. A COFCO Meat opera 47 granjas de suínos e quatro fábricas na China. A empresa integra o grupo COFCO, estatal-líder em agribusiness no país e cliente da BRF há anos. O Grupo COFCO também mantém a liderança em cotas de importação de carnes.

"Embora seja o maior mercado produtor e consumidor de carne suína do mundo, a China oferece importantes oportunidades de crescimento, pois é um mercado em transformação. Em 2015, por exemplo, os chineses consumiram cerca de 56 mil toneladas de carne suína", ressalta Simon. "O vasto conhecimento da COFCO Meat sobre o mercado chinês, bem como as boas práticas na observância das leis e normas do país é, sem dúvida, um grande atrativo para a BRF", afirma Simon.

Nesse sentido, a BRF também celebrou com a COFCO Meat um memorando de entendimentos não-vinculante, para reforçar a cooperação estratégica entre ambas, incluindo o intercâmbio de boas práticas no gerenciamento e operação da cadeia produtiva, bem como a avaliação de oportunidades de colaboração. ?Isso significa que haverá uma interação bastante interessante e benéfica para ambas?, conclui o executivo.

BRF na Ásia

Com seis unidades fabris no continente, sendo cinco na Tailândia e uma na Malásia, a BRF opera na Ásia o seu terceiro maior parque fabril. No terceiro trimestre deste ano, a receita líquida operacional da empresa na Ásia totalizou R$ 1,28 bilhões, alta de 68,5% se comparado com o resultado obtido em igual período do ano anterior.

Este crescimento ocorreu principalmente em função da consolidação da BRF Tailândia e da expansão de volumes na China e no Sudeste Asiático. Destacam-se também o crescimento de 10,2% de volumes t/t devido ao: aumento de 39% nos volumes para China; e o desenvolvimento de novos mercados, tais como, Malásia e Vietnã.