01/09/2021 16h50

BRF ECONOMIZA 473 MILHÕES DE LITROS DE ÁGUA EM 30 DIAS

Unidades produtivas no Brasil reduziram em 4% o consumo de água durante um mês, montante suficiente para encher 430 piscinas olímpicas

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, assumiu o compromisso de reduzir em 13% o indicador de consumo de água (m³/ton) até 2025 e atua no engajamento de seus colaboradores para alcançar a meta. Em junho, a empresa registrou redução de 4% no consumo do recurso, economia de cerca de 473 milhões de litros em um mês, equiparado ao mesmo período de 2020. O montante é suficiente para abastecer 4,3 milhões de pessoas (equivalente ao estado do Amazonas) por um dia, 143 mil pessoas (equivalente à cidade de Paranaguá, no Paraná) durante 30 dias ou, ainda, encher 430 piscinas olímpicas.

Os dados positivos refletem a Campanha pela Redução do Consumo de Água, realizada ao longo do mês, que contou com o apoio dos colaboradores das unidades produtivas da companhia no Brasil.  “Como empresa global, temos a responsabilidade de promover o uso sustentável dos recursos naturais em nossa cadeia de valor. Para isso, assumimos o compromisso público de redução de água até 2025 e contamos com norma corporativa específica, além de atuar na conscientização. A sustentabilidade está em nossa Essência e as ações para preservação da água, recurso escasso e fundamental, refletem a nossa preocupação com as pessoas e com o planeta”, declara Mariana Modesto, diretora de Sustentabilidade da BRF.

A Companhia segue padrões de qualidade rigorosos que garantem a conformidade com todos os regulamentos do Ministério da Agricultura sobre o consumo e qualidade de água nos processos. O monitoramento do uso da água é uma prática diária nas operações, com indicadores e índices que fornecem subsídios para uma tomada de decisão ágil, a fim de garantir o uso eficiente e o cumprimento dos requisitos legais em todas as operações. Para chegar a esses resultados, a BRF trabalha em três pilares específicos para atingir uma redução significativa de água: Gestão de Consumo, Reuso da Água e Parcerias.

Em Gestão de Consumo, é aplicada a automação e controle das medições do uso de água, feito um monitoramento de KPIs de consumo por processos e a implementação de diretrizes e padrões para gestão do recurso, além da promoção de treinamentos e sensibilização para seu uso de forma racional e cumprimento nas diretrizes. Na parte de Reuso da Água é realizada a definição e execução de projetos para aumentar seu reuso. Já em Parcerias, são desenvolvidas de novas tecnologias e estudos de viabilidade e técnica e regulatória para reuso de água.

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 117 países. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas e seus pets em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade. A empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 350 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.