02/09/2020 19h06

BRF inicia produção de margarina Sofiteli em Uberlândia

Unidade passa a operar com 80% de capacidade a partir de setembro

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, inicia em setembro a produção da margarina Sofiteli em sua unidade de Uberlândia (MG), agregando mais um produto ao portfólio que já vinha sendo produzido no local desde fevereiro deste ano.

A planta produzia as marcas Qualy, Deline e Claybom e começou operando com 10% de sua capacidade no início de 2020. O cenário trouxe aumento da demanda por margarinas e impulsionou a produção em Uberlândia em ritmo acelerado. Com a entrada da Sofiteli, a operação atingirá 80% de sua capacidade, com 160 colaboradores somente na linha de margarinas.

A BRF tem fabricação diária de mais de 1500 toneladas de margarina e a planta mineira teve um acréscimo em sua produção, totalizando 400 toneladas/dia. O produto, que está presente em 96% dos lares brasileiros, também é fabricado nas unidades de Paranaguá (PR) e Vitória de Santo Antão (PE) e conta com cerca de mil pessoas atuando na linha de produção.

“Nossa unidade de produção de margarinas em Uberlândia atua com processos de automatização que vão desde a preparação dos ingredientes e envase até o encaixotamento e paletização dos produtos. Dentro deste processo estamos fortalecendo ainda mais a nossa operação no estado de Minas Gerais, e cada vez mais presentes nos lares dos brasileiros”, afirma Fabio Luiz Possato, gerente executivo industrial da BRF.

O mercado de margarina ganhou força em 2020, com crescimento de cerca de 20% entre março e abril no comparativo com os dois primeiros meses do ano e vem se mantendo desta forma até o momento. O motivo é simples: em casa, em decorrência da quarentena e do home office, as pessoas fazem mais bolos, tortas e salgados, onde o produto é fundamental. Inclusive a marca Qualy é líder de mercado com 44% de market share atualmente. No total, a BRF possui 58% de participação de mercado levando-se em consideração as demais marcas, que não possuem gordura trans desde 2013.

Ao todo, a BRF possui 13 linhas de produção para o preparo do seu portfólio de margarinas. Com a maior fábrica em volume de margarinas da América Latina, a unidade da BRF de Paranaguá (PR) iniciou a sua fabricação há 30 anos e, desde então, atende tanto o mercado interno, como o externo, exportando para diversos países da América Latina e África. Na planta são produzidas margarinas do portfólio de Qualy e Claybom.

Qualy -  marca líder de mercado e presente na mesa dos brasileiros há 29 anos, tem em seu portfólio as versões – Cremosa, Vita, Multigrãos, Light 0% Lactose e Aéra, com embalagens que vão de 250g a 1Kg. Com o portfólio mais completo do mercado e presente em sete a cada dez lares do Brasil, Qualy foi pioneira ao retirar gordura trans de sua formulação, mostrando preocupação e liderança na inovação e evolução do seu produto. Sua composição única garante sabor e cremosidade, atributos reconhecidos pelo consumidor, além de ótima performance no preparo de massas, bolos e outras receitas.

Em janeiro deste ano, conectada com o consumo consciente, a BRF iniciou uma mobilização para que seus consumidores reusem as embalagens de Qualy. Com o lançamento de uma linha de potes colecionáveis 100% recicláveis, produzida em polipropileno e impressa em In Mold Label (tecnologia que oferece alta qualidade de impressão, melhor resistência à umidade e mais durabilidade), a companhia sugere e incentiva o reuso das embalagens, como pote para levar um lanche, para organizar materiais de escritório ou como vaso para montar uma pequena horta em casa.

Deline -  com versatilidade e sabor característico para atender ao paladar do seu consumidor regional, a linha é comercializada nos tamanhos de 250g, 500g, 1Kg, 3Kg e 15Kg. A margarina tem produção em Uberlândia, Minas Gerais e também em Pernambuco, na planta localizada em Vitória de Santo Antão. Esta unidade no Nordeste foi projetada especialmente para atender o mercado da região.

Claybom - que este ano completa 70 anos de história, é uma marca que está presente na memória afetiva do consumidor devido à personagem que representa a Marca, a “menininha Nhac”. A Marca Claybom vem ganhando espaço no mercado, dobrando sua participação de mercado nos últimos 3 anos. Sua linha conta com quatro tamanhos, 250g,500g com sal, 500g sem sal e 1Kg.

Sofiteli - oferece um portfólio focado no cliente transformador, com produtos de alta performance profissional, que trazem versatilidade e qualidade para o uso em padarias, confeitarias, restaurantes.

Maior exportadora global de frango do mundo, a BRF possui marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy.  Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Pautada pelos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade, a Companhia baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para as comunidades em que atua, seus colaboradores e integrados, acionistas e para a sociedade.