03/06/2019 11h35

BRF MODERNIZA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA EM DOIS VIZINHOS

Companhia investiu R$ 13 milhões para aprimorar o sistema utilizado na unidade; volume tratado e devolvido ao meio ambiente equivale ao consumo médio de aproximadamente 72 mil pessoas por dia

A BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, modernizou o sistema de tratamento de efluentes na unidade de Dois Vizinhos (PR) e investiu R$ 13 milhões na iniciativa. Para promover melhorias, a empresa passa a utilizar a técnica de lodo ativado, referência em eficiência ambiental por conta da efetividade e agilidade que proporciona na remoção da matéria orgânica presente nos resíduos industriais.

“A BRF entende que o zelo pela biodiversidade, qualidade de vida, convívio saudável com a sociedade e respeito às futuras gerações são resultados de sua gestão operacional de acordo com o uso responsável dos recursos naturais. Com o novo sistema, reduzimos o impacto no meio ambiente, beneficiamos a comunidade e atuamos de forma alinhada aos compromissos da BRF, de segurança, qualidade e integridade”, conta Vilto Meurer, gerente da unidade de Dois Vizinhos da BRF.

O sistema é biológico e são tratados em média 600m³/ hora de efluente, sendo 100% da água devolvida para o rio Dois Vizinhos, de forma a ser reutilizada pelo município e pela própria fábrica. Em média, são geradas 924 toneladas/ mês de lodo que é separado durante o processo de tratamento, enviado para a compostagem, transformado em fertilizante orgânico e destinado para empresas terceirizadas. Os parceiros podem utilizar o fertilizante em outras atividades como silvicultura, jardinagem, paisagismo, horticultura e demais fins agrícolas, como corretivo do solo ou fonte de nutrientes. Além disso, a unidade deixará de emitir mais de 14 mil toneladas de dióxido de carbono, contribuindo para uma menor geração de gases do efeito estufa.

Maior exportadora global de frango do mundo, a BRF está presente em mais de 140 países e é dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy.  Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Pautada pelos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade, a Companhia baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus 90 mil colaboradores, mais de 12 mil integrados, mais de 250 mil clientes no mundo, todos os seus acionistas e para a sociedade.