19/12/2018 17h57

BRF VENDE AVEX NA ARGENTINA E CONCLUI OPERAÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL

Plano de desinvestimento da companhia já contabiliza cerca de R$ 1,9 bilhão com a venda do segundo ativo argentino e estruturação do Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios

A BRF anunciou na manhã de hoje três operações importantes para avançar no processo de desalavancagem da Companhia: a venda da argentina Avex; novas operações de financiamento bancário para alongar o perfil de endividamento da empresa; e a estruturação de um Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC). A alta demanda, que atingiu quase R$2 bilhões, permitiu à Companhia aumentar o tamanho do fundo, inicialmente estimado em R$750 milhões, para R$875 milhões. Além disso, a taxa da cota sênior também foi reduzida de CDI+1,30% a.a. para CDI + 0,90% a.a.

As operações já assinadas dentro do Plano de Reestruturação Operacional e Financeiro da companhia já totalizam aproximadamente R$ 1,9 bilhão dos R$ 5 bilhões previstos no Plano de Reestruturação Operacional e Financeiro. Seguem em negociação a venda dos ativos da argentina Campo Austral e as operações da companhia na Europa e Tailândia. “No caso de Campo Austral, já estamos em negociações avançadas com os proponentes e vamos anunciar oportunamente”, afirma Lorival Luz COO global da BRF.

“Como a estratégia foi priorizar o processo de desinvestimento dos ativos da Argentina, uma vez que havia maior dúvida sobre a velocidade de execução da transação, resolvemos adiar em uma semana a entrega das propostas vinculantes de Europa e Tailândia”, explica o executivo. As propostas serão recebidas até o fim desta semana e as negociações contratuais no início do próximo ano. “O processo continua bastante competitivo, com 5 players disputando os ativos. Nossa expectativa é que este processo esteja concluído ainda no mês de janeiro”, reforça Lorival.

Transações recentes

A venda da Avex para a Granja Tres Arroyos S.A. e a Fribel S.A inclui três fábricas: Rio Cuarto, com capacidade para abater 160 mil de aves por dia; Llavallol e Villa Mercedes, as quais, juntas, processam mais de 10 mil toneladas mensais de produtos, tais como, margarinas, molhos, azeite e ingredientes para panificação, sob as marcas Dánica, Manty, Delicia, D ´fiesta, entre outras. O valor total da venda foi de US$ 50 milhões. Essa é a segunda operação de venda da BRF na Argentina, que ainda negocia a venda da produtora de carne e derivados suínos Campo Austral.

Além dessa operação, a BRF anunciou a estruturação do Fundo de Investimentos de em Direitos Creditórios (FIDC), que tem como objetivo exclusivo adquirir direitos creditórios originados de operações comerciais realizadas entre a companhia e seus clientes no Brasil. As partes envolvidas obtiveram sucesso na distribuição inicial das cotas, que foram divididas em três classes distintas e atingiram um volume agregado de R$875 milhões. Este valor superou a estimativa inicial de R$750 milhões previamente divulgada pela BRF.

Além disso, a companhia fechou novas operações bancárias, que entre rolagens e novas operações, totalizam pouco mais de R$ 1 bilhão, melhorando o perfil da nossa dívida no ano que vem. Com isso, a empresa conclui com sucesso mais uma etapa do seu Plano de Reestruturação Operacional e Financeira anunciado por meio de Fato Relevante em 29 de junho de 2018, que prevê a monetização de aproximadamente R$ 5 bilhões distribuídos em diversas iniciativas.

Sobre a Avex

A Avex é líder absoluta na Argentina no mercado de margarinas e exporta cortes de frango congelado para mais de 40 países. Também faz maionese e molhos, tais como, mostarda e ketchup. O portfólio da empresa, que emprega cerca de 800 pessoas e está no mercado argentino desde 1950, inclui marcas líderes como Dánica, Manty, Delicia, D'Festa e Sierra Sur. Possui três unidades fabris localizadas em Rio Cuarto, Llavallol e Villa Mercedes.