04/01/2020 18h01

COM APOIO DA A SYSTEMS, BRF EXPANDE VIDA ÚTIL DA INFRAESTRUTURA DE PROCESSAMENTO DE DADOS

Com redução em 20% no tempo de recuperação de servidores, companhia também reduziu custos com novos equipamentos e aumentou a segurança do ambiente de TI

A BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, estabeleceu o uso de uma solução simples e efetiva em parceria com a A Systems – provedora de soluções completas para infraestrutura de TI – para garantir o suporte ao hardware de servidores.

A utilização dos serviços foi iniciada por meio da recuperação de dados armazenados em mídias da BRF, trabalho que a A Systems finalizou em 10 dias com a decodificação e extração de um volume de cerca de 30 GB de informações. Com isto, foi eliminada a necessidade de alocar recursos mais complexos, gerando economia, agilidade e eficiência no acesso ao histórico da companhia, proporcionando o atendimento de demandas legais.

“Desde 2013 a parceria com a A Systems só cresce. São diversos serviços específicos e personalizados de manutenção de equipamentos críticos de TI que podemos contar com todo o suporte. Já contabilizamos ganho de no mínimo 20% no tempo de recuperação destes ambientes”, conta Alexandre Broleze, Coordenador de Infraestrutura e Operações de TI da BRF.

Atualmente, a A Systems realiza a manutenção de dezenas de equipamentos utilizados pela BRF em unidades fabris localizadas de norte a sul do Brasil. Mesmo com a estratégia da BRF de transformação digital, adoção de cloud computing e outras tecnologias, parte dos equipamentos e sistemas ainda precisam ser mantidos. Alguns deles contabilizam ao menos 15 anos de uso e servem para consulta de histórico por departamentos como RH, Contabilidade e Fiscal.

“Nos conectamos a BRF a partir do momento em que fomos vistos como um parceiro estratégico, capaz de oferecer serviços de TI de maior complexidade, além de ter uma atuação abrangente que garante suporte técnico para equipamentos de diversos fabricantes. Daí em diante, a BRF, que tem a inovação em seu DNA passou a contar com um fornecedor com alta aderência a essa filosofia”, garante Christian Cheua, Gerente de Negócios da A Systems.

Outros ganhos foram percebidos pela BRF após a parceria, como economia de tempo para a equipe de TI assumir novas responsabilidades, redução de custos com pessoal e aquisição de novos equipamentos, além do benefício de um atendimento especializado proporcionado por um profissional técnico que, ao longo do tempo, se torna um parceiro de confiança.

Vida útil expandida

A Systems demonstrou sua capacidade de executar serviços de manutenção preventiva em equipamentos que já haviam ultrapassado a vida útil indicada pelo fabricante. Feitas as avaliações iniciais, os técnicos especializados da companhia logo identificaram a necessidade de substituir componentes como memória, discos e fontes de energia. Em seguida, foi assinado um contrato do tipo SLA (Service Level Agreement, ou acordo de nível de serviço), o que ajudou a definir necessidades e um prazo inicial de 24 meses para as manutenções do hardware.

Contratos fixos de serviços de TI funcionam como um seguro, com melhor custo-benefício do que atendimentos pontuais e avulsos. O SLA não apenas contempla o acompanhamento constante dos técnicos para garantir o bom funcionamento de servidores, suítes e storages, mas também deixa de prontidão uma equipe capacitada para agir de forma imediata caso haja alguma necessidade urgente. Até meados de 2019, todos os equipamentos utilizados pela BRF e que contavam com o suporte da A Systems já estavam inseridos no contrato SLA.

Além disso, a BRF passou a concentrar sobre o mesmo parceiro a manutenção de hardware de vários fabricantes. O contrato ainda inclui a oferta de suporte de TI em locais afastados e fora das grandes capitais, o que ajuda a evitar o risco de um prestador terceirizado não manter, nesses locais, o mesmo padrão de serviço dos fabricantes.

“Com o apoio da A Systems, a equipe da BRF pode continuar utilizando os mesmos equipamentos ao longo de anos, mesmo após o fim da cobertura técnica dos fabricantes. Uma preocupação a menos que ajudou as equipes impactadas da multinacional a permanecerem focadas em outras atividades estratégicas”, explica André Melo, CEO da A Systems. “Nosso portfólio diversificado de serviços, desde a manutenção da infraestrutura de TI até a locação de equipamentos, dá apoio à produtividade, eficiência e expansão para empresas de diferentes portes”, complementa.

Sobre a A Systems

A Systems proporciona soluções completas de infraestrutura de TI para empresas de todos os portes. Por meio do nosso portfólio de soluções de infraestrutura de TI, ajudamos centenas de clientes com diferentes ofertas: Locação (HaaS – Hardware as a Service), Manutenção, Serviços Profissionais, Monitoramento, Datacenter & Disaster Recovery Planning, Green IT, Venda de Equipamentos e Eliminação de Dados. Devido à nossa cultura de foco no cliente, temos conquistado clientes fiéis desde 1996, nos tornando líderes no mercado brasileiro. A partir de 2018 passamos a ser uma empresa Evernex, prestadora global de serviços de manutenção de equipamentos de TI de missão crítica, como servidores, network e storage. A Evernex possui forte presença na América Latina, onde conta com mais de 21 estoques e suporta mais de 7,7 mil equipamentos críticos. Saiba mais em asystems.com.br

Maior exportadora global de frango do mundo, a BRF está presente em mais de 140 países e é dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy.  Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Pautada pelos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade, a Companhia baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus 90 mil colaboradores, mais de 12 mil integrados, mais de 250 mil clientes no mundo, todos os seus acionistas e para a sociedade.