04/10/2021 15h27

Deline convida paraenses a celebrarem o Círio de Nazaré com pratos típicos

Marca sugere quatro receitas para a data, além de lançar campanha “Alimentando a história do Círio” nas redes sociais

Outubro se inicia com as festividades do Círio de Nazaré, realizadas no Pará, que alegram familiares e amigos que celebram a data. Por isso, Deline, margarina da BRF original das regiões Norte e Nordeste do Brasil, convida os paraenses a aproveitarem os momentos com pratos típicos do estado, com receitas elaboradas pela marca: vatapá; arroz de peru desfiado com tucupi e jambu; torta de cupuaçu e chocolate; e creme de bacuri com farofa de biscoito.

O convite de Deline para as pessoas é: compartilhar histórias que alimentam as tradições do Círio de Nazaré. No perfil do Instagram da marca os seguidores podem conhecer sobre: os símbolos da festividade; a história da Basílica Santuário de Nazaré, que é ponto de encontro para vários fiéis durante o Círio; além de, claro, aprender a história da Nossa Senhora de Nazaré e conhecer receitas típicas da festividade.

“A campanha ‘Alimentando a história do Círio’ incentiva as pessoas a aprenderem e compartilharem, nas redes sociais de Deline, as tradições e receitas típicas do Círio de Nazaré. Sabemos que essa celebração dos paraenses é muito importante e representativa, por isso trouxemos diversos conteúdos às pessoas que desejam aproveitar esse momento tão único em toda sua plenitude. E mais: elaboramos novas receitas típicas, já disponíveis em nosso site, que deixarão a celebração com ainda mais sabor”, afirma Aline Alexandrino, gerente executiva de Deline.

No Hub da marca já existem mais de 90 receitas típicas das regiões norte e nordeste, que são opções gastronômicas que ficam ainda mais gostosas com Deline. Para conferir outros pratos e deixar a celebração do Círio de Nazaré ainda melhor, basta acessar: https://www.deline.com.br/receitas/

Vatapá

Tempo de preparo: 50 minutos

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:

500g de camarões secos

5 xícaras de chá de água

3 colheres de sopa de Deline

1 cebola grande picada

1 dente de alho picado

½ pimentão verde picado

Azeite de dendê a gosto

1/2 xícara de chá de salsa, cebolinha e coentro picados

200 ml de leite de coco

Sal e pimenta a gosto

1 xícara de chá de farinha de trigo

2 xícaras de chá de água

Modo de preparo:

1. Retire o rabo e a cabeça dos camarões e bata no liquidificador com a água. Passe por uma peneira e reserve o caldo;
  2. Coloque os camarões em um recipiente, cubra com água e deixe por 5 minutos, para tirar um pouco o sal. Escorra e reserve;
  3. Em uma panela, leve ao fogo a Deline e refogue a cebola, o alho e o pimentão. Acrescente 2 colheres de sopa de azeite de dendê, metade do cheiro verde, os camarões e continue o refogado;
  4. Adicione o caldo batido e coado, o leite de coco e cozinhe por 5 minutos. Tempere com o sal e a pimenta;
  5. Dissolva a farinha de trigo com a água e aos poucos acrescente ao cozido sem parar de mexer, até engrossar e chegar no ponto desejado;
  6. Acrescente o restante do cheiro verde e azeite de dendê a gosto. Sirva a seguir!

Arroz de peru desfiado com tucupi e jambu

Tempo de preparo: 40 minutos

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

1 xícara de chá de folhas de jambu

3 colheres de sopa de Deline

1 colher de sopa de azeite

1 cebola pequena picada

2 dentes de alho picados

2 xícaras de chá de peito de peru cozido e desfiado

1 xícara de chá de arroz

200 ml de caldo tucupi

300 ml de água quente

Sal

Modo de preparo:

1. Cubra as folhas de jambu com água e leve ao fogo até ferver. Escorra e reserve;
  2. Em uma panela, aqueça a Deline e o azeite e doure a cebola e o alho;
  3. Adicione o peito de peru desfiado, o arroz e refogue. Acrescente o caldo de tucupi, a água quente e o sal;
  4. Cozinhe em fogo baixo acrescentando um pouco mais de água se necessário;
  5. Quando estiver com pouco líquido, junte as folhas de jambu, picadas e misture bem;
  6. Estando cozido o arroz, retire do fogo e deixe descansar por 5 minutos. Sirva a seguir.

Torta de cupuaçu e chocolate