12/11/2020 12h01

INSTITUTO BRF AMPLIA PARCERIA COM GASTROMOTIVA

Companhia já forneceu mais de 3 toneladas de alimentos e pretende contribuir para que sejam servidas cerca de 100 mil refeições até o final do próximo ano

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, por meio do seu Instituto BRF, amplia a parceria com a Gastromotiva, organização que promove a inclusão por meio da gastronomia social. Para essa nova etapa iniciada em novembro, a atuação da empresa, que já acontece na cidade do Rio de Janeiro, está sendo expandida para outras três capitais: Curitiba, São Paulo e Salvador.

A contribuição da BRF contempla atualmente a entrega das proteínas que complementam os pratos produzidos no projeto Refettorio Gastromotiva, um espaço que funciona como restaurante-escola onde, diariamente, chefs preparam marmitas que serão distribuídas para pessoas em situação de insegurança alimentar. A próxima fase abarca a expansão para o projeto Cozinhas Solidárias e tem duração prevista de 14 meses. Criado no contexto da COVID-19, a parceria para o projeto tem como objetivo servir 101.400 refeições até o final de 2021 e formar novos cozinheiros que contribuem com suas comunidades.

Além de levar saúde e nutrição para milhares de pessoas, a Gastromotiva beneficia a economia local, ativando diversos serviços indiretos na comunidade, como motoristas, que distribuem as refeições, auxiliares de cozinha, entre outros. O Instituto BRF passa a patrocinar e apoiar também a formação dos chefs, investindo em ferramentas digitais que viabilizam a capacitação técnica e o treinamento do cozinheiro solidário, além de disseminar a metodologia educacional de forma remota. Já são mais de 5 mil alunos formados e capacitados para o mercado de trabalho.

“Por meio do nosso apoio, conseguimos contribuir com vários aspectos da sociedade, como capacitação profissional, geração de renda, além do objetivo maior e mais gratificante, que é possibilitar a entrega de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade. Somos reconhecidos globalmente por fornecer proteína animal com segurança e alta qualidade para o mundo inteiro e, termos a possibilidade de proporcionar um dos direitos básicos, que é a alimentação, mostra como podemos fazer a nossa parte pelo todo”, destaca Grazielle Parenti, diretora do Instituto BRF.

Uma das maiores companhias de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 130 países e é dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Pautada pelos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade, a Companhia baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 90 mil colaboradores no mundo, mais de 250 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.

Sobre Gastromotiva

Fundada no Brasil em 2006 pelo chef e empreendedor social David Hertz, a Gastromotiva tem como missão transformar a vida de pessoas e comunidades através da comida. A partir da experiência acumulada em mais de uma década de trabalho no Brasil, México e El Salvador, a organização contribui para geração de impacto social positivo nos locais em que atua e cada vez mais amplia sua visão e ação global de cooperação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Gastromotiva já formou gratuitamente 6.000 jovens para o mercado de trabalho, ofereceu educação nutricional para mais de 100.000 pessoas e resgatou do desperdício mais de 200 toneladas de alimentos que foram ressignificados em mais de 500.000 refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.