07/05/2021 14h42

INSTITUTO BRF COMPLETA NOVE ANOS IMPACTANDO A VIDA DE MAIS DE MEIO MILHÃO DE PESSOAS

Neste período, duas mil iniciativas foram realizadas em 60 cidades reunindo mais de 30 mil voluntários

O Instituto BRF, braço responsável pelos investimentos sociais da BRF, acaba de completar 9 anos. Nesse período, beneficiou mais de 500 mil pessoas por meio de projetos e ações de voluntariado focados nas áreas de inclusão, alimentação e relacionamento comunitário. Duas mil iniciativas foram realizadas em 60 cidades, reunindo mais de 30 mil voluntários.

Ao longo dos anos, o Instituto teve grandes marcos em sua história. Junto com sua fundação, em 2012, nasceu o Programa Comunidade Ativa, que contribuiu com diversos projetos sociais em 8 cidades no Brasil. De 2013 em diante, a Companhia foi ampliando cada vez mais sua atuação com diversas iniciativas para incentivar o voluntariado entre os colaboradores no Brasil, que já somam mais de 8 mil horas de trabalho, e no exterior, com ações na África do Sul, Áustria, Argentina, Chile, Cingapura e Emirados Árabes Unidos.

Em outras frentes, o Instituto criou, em 2015, o Fundo de Ajuda Humanitária, que arrecadou quase R$ 1 milhão com a contribuição de colaboradores e da BRF para ajudar famílias do Oeste catarinense afetadas por desastres climáticos. Um dos destaques da história do IBRF é o Projeto Sentidos e Sabores, realizado em mais de 20 cidades no País, que ofereceu formação para os voluntários promoverem ações sobre alimentação, aproveitamento integral e redução do desperdício de alimentos.

Alinhado ao Plano de Sustentabilidade da Companhia, atualmente o IBRF desenvolve e apoia iniciativas de combate à fome, que promovem conhecimento e contribuem para a redução do desperdício de alimentos. Alguns parceiros são o Programa Mesa Brasil do Sesc, o Instituto Ronald McDonald e a Gastromotiva, cuja parceria no Projeto Cozinhas Solidárias distribuirá mais de 100 mil refeições para populações em vulnerabilidade até o final de 2021.

O Instituto BRF também investe no esporte como ferramenta de transformação social. No ano que passou, foram apoiados os projetos Brasileirinhos e Gerando Mais Que Futebol, que, juntos, levaram aulas e oportunidades para mais de 450 crianças e jovens em comunidades.

Em 2020, um ano muito desafiador para a sociedade como um todo, o Instituto BRF foi responsável por liderar, com outras áreas da empresa, as doações em virtude da COVID-19. A Companhia direcionou R$ 50 milhões beneficiando 175 cidades no Brasil e no exterior. As doações serão continuadas em 2021 com o compromisso da BRF em destinar mais R$ 50 milhões para contribuir no combate à pandemia e seus efeitos na sociedade.

Além disso, por meio do ‘Fundo Nossa Parte Pelo Todo’, o Instituto BRF irá selecionar e apoiar projetos em uma das quatro frentes de atuação: Saúde e Ações Emergenciais; Geração de Trabalho e Renda; Educação e Inclusão Tecnológica; e Segurança Alimentar e Proteção Social.

“O papel do Instituto é o de ser um agente transformador nas comunidades. Com um olhar amplo em todas as suas iniciativas, visamos efeitos a longo prazo nas populações mais vulneráveis dentro do contexto social nos territórios onde estamos presentes”, afirma Grazielle Parenti, vice-presidente global de Relações Institucionais, Reputação e Sustentabilidade da BRF e diretora-presidente do Instituto BRF. Para dar continuidade ao trabalho realizado pelo Instituto, um investimento de R$ 400 milhões será distribuído nas comunidades até 2030, especialmente em agendas de desenvolvimento social e inclusão socioeconômica em locais onde a BRF está presente.

Sobre o Instituto BRF:

Fundado em 2012 pela BRF, o Instituto BRF é uma associação privada para direcionar de forma estratégica os investimentos sociais da Companhia. O objetivo é dar suporte às iniciativas cidadãs que contribuem para o desenvolvimento das comunidades localmente.

Desde a sua criação, por meio das ações de voluntariado e projetos de investimento direto, o Instituto BRF já impactou meio milhão mil pessoas, mobilizou 30.000 voluntários e realizou mais de 2 mil ações sociais em 60 cidades ao redor do País.

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 130 países e é dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Pautada pelos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade, a Companhia baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 95 mil colaboradores no mundo, mais de 300 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.