25/08/2021 16h02

Sadia apresenta “Livre&Lev”, sua nova linha focada em bem-estar

Produtos reforçam o compromisso da marca em informar o cliente sobre o que ele consome, além de serem livres de excessos, feitos com ingredientes tradicionais da cozinha nacional e muito saborosos

Sadia, marca de alimentos mais valiosa do Brasil e Top of Mind em 2020, anuncia o lançamento da linha Sadia Livre&Lev. Para este segmento em especial, a marca aposta no conceito de suavidade. É uma linha livre de excessos, com produtos mais simples e saborosos.  Além disso, os itens ressaltam o estilo leve de viver, por meio de formulações que utilizam ingredientes facilmente encontrados nas cozinhas brasileiras, como cebola, alho, creme de leite, manteiga, pimenta-do-reino branca, pimentão verde, mostarda, mel, azeite de oliva, tomate, alface, entre muitos outros.

Sadia Livre&Lev aposta em comunicações objetivas, tanto no portal dedicado à linha, quanto nos rótulos dos produtos, iniciando um movimento de educação ao consumidor, para que ele entenda, cada vez mais, sobre o que come e como essas escolhas impactam em sua rotina alimentar. Os ingredientes são comunicados em termos conhecidos pelo público (o sal, por exemplo, é nomeado como “sal”, e não como sodium chloride).

Entre os primeiros produtos da linha estão o presunto, de carne 100% pernil suíno, que traz um produto livre de corantes, aromas e feito com oito ingredientes; os wraps congelados, que são feitos com ingredientes caseiros como tomate seco, rúcula, peito de frango, mostarda e mel, e que ficam prontos em minutos, já que vão do freezer para o micro-ondas, forno ou airfryer; e os pratos porcionados, com porções individuais conservadas apenas por congelamento e embaladas à vácuo, trazendo opções de proteínas, carboidratos e vegetais que permitem ao consumidor montar refeições variadas e equilibradas. As opções de pratos congelados são: arroz integral, purê de mandioquinha-salsa, feijão carioca, proteínas de carne e frango e mix de vegetais.

Linha reforça Visão 2030 da BRF

O lançamento de Livre&Lev entra em linha com as estratégias da BRF rumo a um crescimento sustentável baseado no oferecimento de produtos de alto valor agregado. Para isso, a Companhia continua a impulsionar o ritmo de inovações, atingindo 7,2% da receita, ante 6,7% do 1T21, com o lançamento de 37 produtos no mesmo período. Já a participação do mix de valor agregado alcançou o maior resultado histórico no Brasil, com 84,2% do volume comercializado.

Levantamento feito pela consultoria Mintel, de forma online em junho de 2020, com 1500 participantes brasileiros, maiores de 16 anos, de todas as classes sociais; mostra que já há uma preocupação considerável por parte do público em relação a como os produtos são produzidos. 47% das mulheres entrevistadas afirmaram ser “muito importante” (inclusive já praticando em suas rotinas de compra) optar por alimentos e bebidas que contenham apenas ingredientes conhecidos. E entre homens, a tendência também é forte: 39% afirmam possuir a mesma prática. Considerando as faixas de renda, há um equilíbrio: embora os participantes dos grupos A/B sejam os mais engajados neste movimento (46%), nota-se interesses próximos por parte do público C (41%) e D/E (43%). E a região Sudeste compõem a maioria no estudo, com 47% do total de entrevistados – desse montante, 42% afirmam ser muito importante reconhecer e optar por produtos cujos ingredientes são conhecidos.

O mesmo levantamento ainda revela que o consumidor começa a ficar mais atento à quantidade de componentes que cada produto carrega em sua formulação, mostrando uma oportunidade de mercado que pode ser explorada, sobretudo com iniciativas como a de Sadia Livre&Lev. Nesse caso, 32% dos participantes da região Sudeste afirmam que, no momento de compra, já dão preferência a produtos fabricados com menos ingredientes, pois consideram esse um fator “muito importante”. Aqui, o público masculino em geral mostra-se com engajamento próximo ao feminino, com 31% dos homens entrevistados aderindo à prática, enquanto 33% das mulheres afirmam o mesmo. A classe A/B novamente é a maior adepta do movimento (41%), mas com números relevantes nas classes C (26%) e D/E (31%).

“O mercado está em constante evolução e, com isso, as demandas dos consumidores são por variedade e novas formas de buscar equilíbrio e saudabilidade. Como indústria, temos o dever de oferecer respostas rápidas e assertivas a esses desejos – e na BRF temos a missão de crescer de forma sustentável e transparente, sempre aliando tecnologia e informação em nossos processos. Sadia Livre&Lev é uma iniciativa que demonstra nossos compromissos com o consumidor, nosso DNA de inovação e todos os valores firmados pela BRF na visão 2030”, comenta Sidney Manzaro, VP de Mercado da BRF.

“A Sadia tem orgulho em oferecer um portfólio amplo de produtos que atendem às mais diversas ocasiões de consumo. Nosso pilar de inovação mais uma vez se mostrou ágil em compreender as necessidades do público. Com Sadia Livre&Lev, estamos oferecendo mais uma solução para aqueles que desejam uma alimentação mais leve, com a transparência de ser feita a partir de ingredientes e processos conhecidos e mostrando que é possível aliar tecnologia, praticidade e sabor”, finaliza Marcelo Suarez, Diretor de Marketing da BRF.

Os consumidores de São Paulo já encontram a linha em redes varejistas, bem como na loja modelo da BRF, Mercato Sadia, na Vila Leopoldina (SP), e no e-commerce da Companhia Mercato em Casa.

Sobre a Sadia

Líder em diversas categorias pela pesquisa Top of Mind, Sadia entrou para o Top 10 da edição 2020 do ranking BrandZ — As 25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas do Brasil. Presente na mesa do consumidor desde a década de 1940, a marca conquistou a confiança do público por meio de atributos que são valorizados até hoje, como qualidade superior, sabor, praticidade e o uso de ingredientes selecionados. Sadia é democrática, com opções para todos os públicos. Com o conceito ‘Quanto mais você sabe, melhor a Sadia fica’, a marca reforça os diferenciais que fazem dela a preferida do brasileiro. Inovadora por vocação, foi a primeira a disponibilizar congelados que facilitam a vida das pessoas, como a reconhecida lasanha Sadia. Ou seja, uma marca que tem no seu DNA o pioneirismo. Sadia está presente em pontos de venda de todo o Brasil, oferecendo um amplo portfólio de produtos que complementam o cardápio das principais refeições do dia e reconhecidos pelos consumidores.