30/03/2021 12h15

VIDEOAUDITORIAS ACELERAM HABILITAÇÕES DE EXPORTAÇÃO DA BRF PARA MERCADOS-CHAVE

Ferramenta pioneira é avanço na transformação digital da Companhia

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, é pioneira no Brasil na adoção de videoauditorias para habilitação de plantas industriais à exportação. O processo, com transmissão de áudio e vídeo em tempo real, substitui a visita presencial de auditores internacionais, reduz custos e acelera as habilitações. É também um novo passo da Companhia na transformação digital de suas fábricas.

Com as videoauditorias, a BRF já habilitou unidades industriais a exportar para China, Omã e México. “Estas soluções digitais, aliadas à conectividade, das fábricas estão em linha com a estratégia de crescimento 2030 da Companhia, tendo a tecnologia como uma das alavancas para atingir nossa meta em um futuro muito próximo”, afirma Antonio Cesco, diretor de Tecnologia da Informação da BRF.

“Trata-se de uma solução tecnológica para dar velocidade às habilitações, mantendo os padrões de verificação da excelência técnica e sanitária das unidades neste momento de distanciamento social e faz parte do futuro da abertura e ampliação de mercados internacionais”, complementa Luiz Tavares, gerente executivo de Relações Institucionais da BRF.

O planejamento começa com a definição do roteiro da visita, da chegada da matéria-prima à expedição. A cobertura de rede wi-fi pela fábrica, com infraestrutura digital, garante estabilidade de conexão e segurança. Durante a visita virtual, técnicos da fábrica explicam o processo e respondem, ao vivo, às perguntas dos auditores. São acompanhados por um técnico de vídeo, com câmera conectada à internet, que transmite as imagens e o áudio. O processo é equivalente ao presencial e passa por todas as etapas, como produção, laboratórios e embalagens. Na recente habilitação da unidade de Francisco Beltrão (PR) para exportação de perus ao México, por exemplo, a auditoria se estendeu por oito horas.

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 130 países e é dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Pautada pelos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade, a Companhia baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 95 mil colaboradores no mundo, mais de 300 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.