11/10/2019 19h10

VOLUNTÁRIOS DA BRF REALIZAM OFICINA DO SENTIDOS E SABORES EM CURITIBA

No dia 2 de outubro voluntários do site BRF em Curtiba (PR) realizaram a primeira etapa do projeto Sentidos e Sabores, que é uma iniciativa do Instituto BRF em parceria com a ASID (Ação Social para Igualdade das Diferenças). As atividades aconteceram na Escola Alternativa, especializada na educação de crianças e adultos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e beneficiou 12 famílias.

“O Sentidos e Sabores é uma iniciativa que promove o voluntariado nas comunidades com atuação da BRF. Com base em materiais desenvolvidos pelo Instituto, os voluntários estabelecem parcerias com instituições e profissionais locais para promover atividades relacionadas ao alimento como ferramenta de transformação social. Podem ser criadas hortas comunitárias e desenvolvidas  oficinas de conscientização e sensibilizações para reduzir o desperdício, por exemplo”, conta Bárbara Azevedo, coordenadora de Investimento Social do Instituto BRF.

Durante a ação na unidade de Curitiba, os voluntários palestraram sobre o tema restrição alimentar e foi abordada a relação da alimentação com o TEA, com orientações de como os pais podem garantir uma alimentação mais saudável aos seus filhos.

“Foi muito bom passar esse tempo com as famílias desses alunos. A alimentação é um assunto muito delicado para crianças e adultos com autismo, pois recebem interferência direta de estímulos sensoriais”, conta Matheus Henrique, membro do Comitê de Voluntários de Curitiba. Ainda sobre a ação, Heloisa Walczak, que também faz parte do Comitê, comenta sobre a importância em contribuir com o projeto. “Poder ajudar de alguma forma essas familias é uma grande satisfação, com o apoio de cada um de nós construímos algo muito positivo para os alunos e suas famílias”, conta.

O Sentidos e Sabores é promovido pelo Instituto BRF em parceria com entidades sociais e educacionais nos municípios. As ações tratam de temas variados e são adaptadas a cada localidade, com a finalidade de promover o desenvolvimento local. Os voluntários são capacitados para, junto com os profissionais da instituição que atua na região, aplicarem oficinas e acompanharem o desenvolvimento das atividades ao longo do ano.

Sobre o Instituto BRF

Desde 2012, com a participação voluntária dos funcionários da companhia, o Instituto BRF busca entender as particularidades de cada região onde a empresa atua e promove iniciativas que auxiliam no desenvolvimento das comunidades das quais faz parte. Em toda a sua história mais de 400 mil pessoas foram impactadas em dez estados: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco.